30.9.08

Workshops




Estão abertas as inscrições para os workshops, confiram:

Contato Improvisação, com Ricardo Neves
As pesquisas de vôos na dança de contato improvisação de Ricardo Neves, buscam apoios em técnicas do Aikido (luta marcial japonesa) com a Respiração Sokushin (respiração pela sola dos pés) e recurso para o exercício de pequenas e grandes quedas.

Ricardo Neves
Participou de diversos espetáculos de dança e teatro. Deu aulas em variados lugares.
Atualmente participa de dois projetos de dança Fomentados pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, como bailarino, com direção de Célia Gouvêa e Maristela Estrela. Ministra workshops de Contato Improvisação no Centro Cultural São Paulo, desde 2005. Dá aulas também na Escola Maquinaria (antigo Estúdio Nova Dança) a partir de 2007, no Estúdio Move a partir de 2006 e para os atores do grupo de teatro “Teatro Fábrica” desde 2004.

Carga horária: 3 horas
Dia: 18/10 (Sábado)
Horário: 14h às 17h
Vagas: 35
Público: estudantes de dança e artes cênicas iniciados na linguagem da dança contemporânea.
*Seleção através de carta de intenção.

Movimento Selvagem ou Equilíbrio Natural: Corpo, Espírito e Movimento, com Adriano Bedin
Podendo ser usado como trabalho de apoio para o intérprete, o Movimento Selvagem, não é nenhuma nova criação ou uma invenção milagrosa, mas sim uma organização de varias técnicas e bases, visando melhorar o condicionamento físico, a coordenação motora, a base triangular, a transmissão de energia e o equilíbrio do espírito. As técnicas organizadas no método são extraídas, do Tay Chi Chuan, do Caratê, Da Ginástica Natural, do Kung Fu e também da técnica de Pilates e Yoga.

Adriano Bedin
Ex-atleta catarinense de caratê (Shotokan), estudou técnica e filosofia da arte marcial e o comportamento do ser humano por seis anos. É educador físico o que o possiblitou a conhecer e estudar outras modalidades e outras praticas corporais, como o Kung Fu, Tay Chi Chuan, Pilates, Yoga e também o curso completo de Ginástica Natural. Formado Artisticamente pela oficina de atores Nilton Travesso, aproveitou a base inicial de conhecimento dramático e decidiu organizar um método para abranger suas próprias necessidades como ator, quando então outros professores e diretores tiveram conhecimento do método o convidaram para desenvolver a preparação corporal de seu elenco e alunos.

Carga horária: 3 horas
Dia: 17/10 (Sexta-feira)
Horário: 15h às 18h
Vagas: 20
Público: Para atores, bailarinos e interessados em geral.

Teatro do Oprimido, com Armindo Pinto
O Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia teatral genuinamente brasileira, sistematizada pelo teatrólogo Augusto Boal, que estimula uma postura ativa e protagônica em seus praticantes e espectadores. Entre as técnicas do TO está o Teatro-Fórum: um problema real é apresentado como espetáculo teatral. Em seguida, os espectadores são convidados a entrar em cena, substituir o personagem oprimido na situação encenada (personagem que luta para transformar a sua realidade) e, através da improvisação, apresentar alternativas que mudem o rumo dos acontecimentos.Como linguagem, o TO pode estimular a discussão de qualquer tema, no qual exista um conflito claro e objetivo e o desejo e a necessidade de mudança. Na maioria absoluta dos conflitos, o diálogo é o primeiro passo para a resolução, pois aponta caminhos e alternativas. O TO não oferece soluções mágicas para problemas concretos, mas é um instrumento lúdico, criativo e eficaz de estímulo à reflexão, ao diálogo e à elaboração de propostas.

Armindo Pinto
Coordenador do Grupo de Teatro do Oprimido pela Prefeitura de Santo André e organizador e multiplicador de vários eventos referente ao assunto.

Carga horária: 3 horas
Dia: 15/10 (Quarta-feira)
Horário: 15h às 18h
Vagas: 30
Público: Interessados em geral.

Circo - Solo, com Hamilton Fernandes
Através da prática, do contato com o solo e com outras pessoas, descobrir os apoios precisos para as figuras acrobáticas e para as técnicas básicas. Um encontro e um primeiro contato com a arte circense.

Hamilton Fernandes
Iniciou suas atividades circenses em 2004, em projeto da Cia Estável, com a coordenação de Nei Gomes, com foco em circo-solo. No ano seguinte iniciou com um estudo em circo-aéreo.Em 2006 integrou o Projeto "A Caminho do Circo do Balaio" do Grupo Mente Corpos do Balaio, grupo esse em que integrou e permaneceu até dezembro de 2007. Com o grupo desenvolveu oficinas para crianças e adultos.

Carga horária: 3 horas
Dia: 18/10 (Sábado)
Horário: 10h às 13h
Vagas: 20
Público: Interessados em geral.


Potencialização, com Henrique Godoy Nunes
A Potencialização é um treinamento que visa dilatar as potencialidades expressivas do corpo, rompendo com a dicotomia entre pensamento e ação. Neste trabalho pensamento é ação. Escutar e dar escuta aos impulsos corporais para o desenvolvimento de uma dramaturgia própria e afirmativa, através de dinâmicas que colocam o corpo que age em situações limites, em um Vazio Criativo cuja ação será total em sua potencia atingindo o status de verdade. ..................................................................................................................................................
Henrique Godoy Nunes
É ator, diretor, docente e pesquisador. Participou de diversas peças e desenvolveu trabalhos de arte-educação. Co-fundador do Teatro da Pateticidade e do Teatro da Passagem, onde trabalha até hoje.
.........................................................................................................
Carga horária: 6 horas
Dias: 14 e 16/10
Horário: 15 às 18h
Vagas: 15
Público: Interessados em geral

Para se inscrever, envie um e-mail para inscricaomia@hotmail.com, com o nome do workshop no assunto da mensagem e com as seguintes informações: Nome, idade e contato.


Observações:
1. Participarão dos workshops os primeiros inscritos, exceto para o workshop de Contato Improvisação que será necessário o envio de carta de intenção para seleção.
2. Os inscritos receberão confirmação através do e-mail.
3. No dia dos workshops, é necessário que utilize roupa que não atrapalhe o movimento físico.
4. Não poderão participar pessoas com alguma restrição física, cabendo ao participante julgar seus limites físicos para a atividade.
5. Não é necessário que o participante tenha vínculo com alguma instituição de ensino.
6. Serão entregues certificados no final de cada workshop.


Participem!

Nenhum comentário:

MIA

Minha foto
É uma mostra organizada pelo Centro Acadêmico Arte em Movimento dos cursos de Dança e Teatro, da Universidade Anhembi Morumbi.